top of page
  • Foto do escritorAcademia Deep Blue Leopoldina

5 coisas que você precisa saber sobre a hidroginástica

Sabia que fazer aulas de hidroginástica traz uma série de benefícios para a saúde? Neste artigo falamos sobre 5 coisas que você precisa saber sobre a atividade.



Você já ouviu falar em hidroginástica? Talvez você já conheça a atividade, mas não sabe ao certo como funciona. Esse tipo de exercício é bem comum, mas nem todas as pessoas (inclusive praticantes) sabem exatamente quais os seus benefícios.

A atividade vai muito além do que você vê. Talvez você pense que a hidroginástica só é boa para idosos, mas iremos mostrar que esse não é o caso.

Neste artigo, vamos falar de uma forma um pouco mais detalhada sobre esse exercício e quais são as principais vantagens que ele traz para a saúde.


O que é hidroginástica

Colocando de forma simples, a hidroginástica é um exercício que envolve a atividade aeróbica na água. Essa prática geralmente é feita em piscinas rasas, não mais profundas do que seus quadris. Mas às vezes a água pode chegar até seu peito ou até mesmo seu pescoço, dependendo do nível de dificuldade que você busca.

A maioria dos exercícios aeróbicos aquáticos ocorre em um ambiente parecido com uma aula de ginástica em grupo, acompanhado por um profissional treinado. As atividades se concentram na resistência aeróbica, no treinamento, e na criação de um ambiente agradável.

As diferentes formas de hidroginástica incluem: aqua Zumba, ioga aquática, hidroginástica e corrida aquática.


Quais os benefícios da hidroginástica para o emagrecimento

A hidroginástica é excelente para o emagrecimento. Como a atividade envolve treinamento e resistência, ela pode ajudá-lo a queimar um grande número de calorias.

Em média, apenas uma hora de hidroginástica pode ajudá-lo a queimar de 400 a 600 calorias. Porém, o resultado depende de alguns fatores como:

  • Quão rápido você está se movendo

  • Se está usando algum peso extra na água

  • Seu nível de aptidão física

Além disso, o exercício regular também acelera o seu metabolismo. Esse aceleramento acontece tanto durante, quanto após o exercício, e ajuda o seu corpo a queimar mais calorias e transformar os estoques de gordura em energia.


O que é melhor para a coluna: Pilates ou Hidroginástica?

Muitas pessoas que buscam hidroginástica aqui na Vila Leopoldina nos perguntam se ela é melhor que Pilates para ajudar com as dores na coluna. Existem vários estudos que comprovam a eficácia do Pilates no alívio da dor lombar.

Porém, a ideia de se exercitar pode ser dolorosa para quem tem dores na coluna. A pressão constante nas articulações e os movimentos bruscos podem tornar o exercício tradicional doloroso, até mesmo impossível.

Então, por que não levar o exercício para piscina? A flutuabilidade da água diminui a pressão sobre os ossos e articulações, sustentando parte do peso corporal. O exercício aquático é uma ótima maneira de fortalecer seus músculos e melhorar seus movimentos.

Aliás, piscinas aquecidas são uma ótima alternativa se você está sofrendo de dores crônicas nas costas e no pescoço. O calor pode ajudar a relaxar os músculos doloridos e facilitar o movimento do corpo durante os exercícios.


Quem não sabe nadar pode fazer hidroginástica?

Como a atividade de hidroginástica geralmente acontece em profundidades que “dão pé”, não é necessário que você saiba nadar. Porém, é relevante observar qual o tipo de atividade que estará envolvida.

De maneira geral, o exercício acontece em águas rasas e seguras. Porém, se você tem medo de água, provavelmente não estará relaxado o suficiente para obter o benefício do exercício. E se a aula for em águas profundas, você provavelmente não se sentirá confortável.

Portanto, embora saber nadar não seja um requisito para fazer hidroginástica, estar confortável em todos os níveis da água é.

Aqui na Deep Blue Academia na Vila Leopoldina os participantes ficam de pé, e a profundidade da água fica da cintura ao peito. Como os movimentos são parecidos aos feitos fora da piscina, não há risco algum.

Inclusive, você pode ficar perto da parede da piscina para suporte extra quando necessário.


Quantas vezes por semana é necessário fazer hidroginástica

Quando se trata da frequência de suas aulas de hidroginástica, há uma diferença em relação a outros tipos de atividades. O exercício na água tem baixo impacto, o que significa que você pode praticá-lo mais vezes por semana (ao contrário da academia convencional).

Para iniciantes recomendamos até no máximo três dias por semana, até se acostumarem com a ideia da hidroginástica. No entanto, você deve tentar aumentar a frequência para quatro vezes por semana, caso queira ver os resultados mais cedo.

Depois que você se acostuma, cinco vezes por semana é o ponto ideal para a hidroginástica. Como já dissemos, o impacto é bem baixo, então você não precisa se preocupar com lesões, contanto que aumente a frequência da atividade lenta e gradualmente.


Onde posso fazer hidroginástica na Vila Leopoldina?

Encontrar o lugar perfeito para começar a praticar a atividade nem sempre é fácil. Felizmente, se você vive na região da Vila Leopoldina, a Deep Blue Academia é um ótimo lugar para começar ou continuar sua jornada de hidroginástica.


Temos uma bela piscina, estrutura excelente, além de uma equipe incrível que tornará cada aula memorável. Entre em contato conosco ainda hoje e comece as aulas de hidroginástica o quanto antes!

20.995 visualizações

Tel: (11) 3835-4438

whatsapp-logo-1.png
bottom of page