top of page
  • Foto do escritorAcademia Deep Blue Leopoldina

Dicas para melhorar o desempenho da musculação na academia

Quer melhorar o desempenho na academia? Siga essas dicas e potencialize o seu treino para alcançar os resultados que você deseja.


A musculação é uma modalidade de atividade física realizada com o auxílio de pesos, também chamada de treino resistido, é utilizada principalmente para o ganho de massa muscular.

A prática traz inúmeros benefícios para a saúde. Fazer exercícios de musculação regularmente aumenta o gasto calórico do corpo, estimula a produção de massa óssea, acelera o metabolismo e ajuda a promover o emagrecimento.

Por ser uma modalidade de treino baseada na resistência de pesos externos é importante avaliar o desempenho atingido para que se alcance bons resultados com a musculação.

Pré-treino

Os alimentos que você consome antes da musculação podem te ajudar a melhorar o desempenho.

Para que o corpo tenha energia para o treino é necessário se alimentar de maneira equilibrada e evitar alguns alimentos, principalmente nos 30 minutos anteriores à musculação.

Para melhorar o desempenho da musculação na academia dê preferência a alguns alimentos:

  • iogurte natural

  • pão integral

  • ovo cozido

  • barra de proteína

  • vitaminas;

  • um copo de leite;

  • batata doce;

  • frutas: banana, laranja, abacate ou maçã.

É importante evitar alimentos ricos em açúcares e gorduras no pré-treino e cortar os alimentos que contenham carboidratos simples como, por exemplo, o pão branco.

Bebidas energéticas podem ser ingeridas, mas não em excesso, aposte nos termogênicos como gengibre, canela e hibisco para ganhar um pouco mais de energia.

Busque sempre auxílio de um profissional da nutrição em caso de alguma dúvida.

Constância no treino

A constância no treino é um dos pilares para o bom desempenho na musculação.

Muitas pessoas iniciam o treino e não conseguem manter uma rotina, isso faz com que os resultados muitas vezes sejam insatisfatórios.

A constância na atividade de musculação é mais importante que a intensidade do treino, é preciso persistir na atividade para que os músculos continuem se desenvolvendo.

Mesmo que você tenha conseguido alcançar bons resultados, se não continuar a rotina de treino, os ganhos visíveis começam a desaparecer nas primeiras semanas que o corpo para de se exercitar.

Deixe os músculos descansarem

Esse ponto também deve fazer parte da rotina, é preciso treinar constantemente, mas não exaustivamente.

O desenvolvimento muscular ocorre no momento de descanso, pois é nesse período que o hormônio do crescimento é liberado.

Por isso, tão importante quanto a constância do treino, é a rotina de descanso para o músculo, além de melhorar o desempenho da musculação, o repouso ajuda a prevenir lesões e não deixa que os músculos fiquem fatigados.



Atualize a ficha de treinamento constantemente

O corpo humano tem a capacidade de se adaptar até mesmo a situações extremas, isso faz com que os músculos do seu corpo após algum tempo realizando determinados exercícios se adaptem a situação e parem de evoluir.

Então para manter um bom desempenho na academia é necessário atualizar periodicamente a ficha de treinamento, seja variando os exercícios ou aumentando os pesos.

Outro ponto muito importante na variação de exercícios é cuidar para que todo o corpo seja estimulado, por isso o ideal é trabalhar todos os membros com diferentes exercícios garantindo uma rotina de treinamento do corpo como um todo.

Mantenha a hidratação

A água é fundamental para manter o organismo funcionando normalmente, por isso é importante ficar atento à hidratação antes, durante e após o treino.

Durante a musculação é natural o organismo perder água através do suor, por isso é necessário se hidratar constantemente.

A ausência da água pode influenciar no desempenho da musculação porque a desidratação afeta o funcionamento do corpo desregulando o metabolismo e dificultando a termorregulação.

Complemente o treino com exercícios aeróbicos

O treino de força é muito importante para a hipertrofia, mas quando complementado com exercícios aeróbicos o desempenho pode ser potencializado.

Inclua uma caminhada, pedalada ou uma sessão de HIIT na sua rotina de treino.

Os exercícios aeróbicos ajudam a fortalecer os músculos e a melhorar a mobilidade, além de melhorar a circulação sanguínea e como reflexo fortalecer o sistema respiratório aumentando o fôlego e reduzindo a fadiga durante os exercícios de musculação.

Mantenha o foco na alimentação

Para ter um bom desempenho na musculação é preciso nutrir o corpo da forma correta, mas não apenas no Pré-Treino.

O ideal é buscar ajuda profissional para uma dieta balanceada, mas algumas dicas podem ajudar a manter a alimentação equilibrada.

  • Fracione a alimentação

Evite passar um período longo sem se alimentar, procure fracionar suas refeições, de preferência divida o cardápio em 6 refeições de maneira que possa se alimentar a cada 3 horas, isso vai fazer com que a cada refeição o nível de glicose aumente e o organismo libere a insulina que funciona como anabólico.

  • Coma proteínas

A proteína é a principal responsável pela construção muscular, por isso acrescente generosas porções de proteína em sua dieta.

Alimentos ricos em proteína animal como ovos, carnes e peixe ou vegetal como feijão, grão de bico, lentilha são os mais indicados, mas atenção, evite os que contém muita gordura.

  • Coma Carboidratos

Assim como a proteína é responsável pela construção muscular, os carboidratos são responsáveis pela energia do corpo.

No caso dos carboidratos, inclua na dieta carboidratos complexos e alimentos integrais como Inhame, aveia em flocos, lentilha, macarrão Integral, batata doce, e não exagere porque carboidratos em excesso podem gerar acúmulo de gordura.


Busque acompanhamento profissional

O desempenho da musculação é muito superior quando os exercícios são realizados da maneira adequada e com aparelhos seguros e modernos.

Com o acompanhamento de um profissional da área de educação física, além de mais segurança para não se lesionar na hora do treino, os exercícios serão prescritos sob medida para potencializar o desempenho da musculação.

O profissional poderá avaliar o momento certo de aumentar a carga ou de alterar os exercícios para que os resultados sejam melhores e mais eficazes.

Na Deep Blue Leopoldina você conta com toda estrutura e auxílio necessários para alcançar os seus objetivos. Pensamos em cada detalhe para que você tenha acesso a programas completos por preços que realmente valem a pena.


352 visualizações

Tel: (11) 3835-4438

whatsapp-logo-1.png
bottom of page