top of page
  • Foto do escritorAcademia Deep Blue Leopoldina

Benefícios em fazer exercícios na academia, imunidade e o combate à Covid-19

Saiba como o exercício físico ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e auxilia na recuperação de pacientes com sequelas do coronavírus.





Muitas pessoas buscam a academia com metas bem traçadas e objetivos claros que na maioria das vezes incluem perder peso e ganhar músculos.


Mas fazer exercícios na academia traz benefícios que vão muito além de números na balança ou um físico bem definido.


Academia fortalece sua imunidade e ajuda no combate ao COVID-19

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, cuidar bem da nossa imunidade é ainda mais necessário.

Nesse ponto a academia é uma grande aliada para a nossa saúde, realizar exercícios físicos com frequência ajuda no fortalecimento do corpo como um todo e aumenta a imunidade.

Quando o corpo é movimentado na academia sistemas como o endócrino, nervoso cardiovascular, respiratório, renal e digestório são incentivados e vão entrar em harmonia com o sistema imunológico.

O sistema imunológico, por sua vez, começa a produzir células de defesa com maior frequência, diminuindo as células inflamatórias e regulando o organismo para mantê-lo forte.

Com o sistema imunológico trabalhando de forma constante para manter o corpo protegido, ele estará preparado para combater doenças que possam de alguma forma atingir nossa saúde.

A gravidade do coronavírus varia muito a depender do organismo que recebe o vírus e não é possível prever como o corpo irá reagir, mas um corpo saudável com o sistema imunológico fortalecido tem mais chances de conseguir responder à infecção do vírus sem causar maiores complicações ao organismo.

Academia na redução de sequelas da COVID-19

Um estudo liderado pelo pesquisador Aderbal Silva Aguiar Junior, professor do Departamento de Ciências da Saúde do Centro Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está acompanhando pacientes em reabilitação após infecção pelo COVID-19.

O projeto usa exercícios físicos como tratamento de reabilitação para as sequelas causadas pela doença, segundo o pesquisador foi observada uma melhora de 90% nos sintomas de fadiga, dispneia: “Observamos uma melhora de 90% nos sintomas de fadiga, dispneia, nas dores e na ansiedade dos pacientes que são as principais sequelas causadas pelo COVID-19.

A pesquisa também observou um aumento da capacidade funcional dos pacientes acompanhados, o que segundo o pesquisador, é muito importante para o dia a dia e o retorno ao trabalho após o tratamento de COVID-19.

Outros benefícios que a academia traz para sua vida

Melhora a saúde mental

Ir à academia pode melhorar muito a saúde mental. O exercício físico regular aumenta a produção de endorfina, que é responsável pelo bem-estar e pela diminuição da percepção da dor.

Além disso, a atividade física atua em regiões do cérebro que regulam a sensação de prazer, o que alivia sintomas de depressão, ansiedade e estresse.

Previne doenças crônicas

De acordo com alguns estudos, pessoas que praticam exercícios regularmente têm menor chance de apresentar quadros de doenças como diabetes e hipertensão.

Frequentar a academia regularmente melhora também a saúde circulatória do corpo, reduz os níveis de gordura no sangue e regula a pressão arterial.

Fortalece os ossos

A musculação é uma importante aliada para ganho de massa óssea. A contração muscular realizada durante os exercícios na academia incentiva a atividade das células ósseas e os efeitos elétricos gerados pelo exercício ajudam na absorção do cálcio pelos ossos.

Melhora e corrige a postura

A sustentação corporal é feita principalmente pelos músculos, quanto mais fortes os músculos, maior será a sustentação do corpo.

A má postura causada pelo enfraquecimento muscular pode causar inúmeros problemas de saúde, sendo comum a presença de dores nas costas e pescoço .

Os exercícios na academia permitem o ganho de massa e o fortalecimento muscular influenciando diretamente na postura corporal.

Cuidados na academia para prevenir COVID-19

É importante realizar exercícios físicos com frequência para melhorar a saúde e aumentar a qualidade de vida, mas durante a pandemia da COVID-19 é necessário redobrar os cuidados de higiene para cuidar da saúde de todos, por isso siga as recomendações para sua experiência na academia ser ainda melhor:

  • Use sempre a máscara e troque-a sempre que sentir que ela está úmida

  • Mantenha o distanciamento seguro entre você e os outros frequentadores

  • leve sua própria garrafa de água

  • higienize os aparelhos antes e depois de usar

  • Use álcool em gel nas mãos sempre que necessário

Aqui na Deep Blue Leopoldina pensamos em cada detalhe para que você tenha acesso a programas completos por preços que realmente valem a pena. Um ambiente aconchegante e profissionais dedicados, sempre prontos para ajudar você a atingir seus objetivos.

Se você busca resultados e profissionais qualificados para te dar suporte a orientação necessária, você está no lugar certo!


50 visualizações

Tel: (11) 3835-4438

whatsapp-logo-1.png
bottom of page