top of page
  • Foto do escritorAcademia Deep Blue Leopoldina

Benefícios da atividade física que podem te ajudar na luta contra a Covid-19

Você provavelmente conhece bem os benefícios da atividade física, mas sabia que alguns deles podem fazer a diferença no combate à Covid-19?


Você provavelmente conhece bem os benefícios da atividade física, mas sabia que alguns deles podem fazer a diferença no combate à Covid-19? Embora a pandemia tenha chegado fechando as academias e impondo o distanciamento social como a melhor forma para prevenção ao contágio, a sua rotina de exercícios não pode parar.

Não permita que a quarentena se torne uma desculpa para o sedentarismo, aproveite-a como uma oportunidade de começar a se exercitar ou intensificar o seu treino. Existem excelentes opções de exercícios para se fazer em casa (link para treino em casa), muitos deles apenas com o peso do seu corpo (link para exercícios com o peso do corpo).

Calma, a atividade física não evita a infecção pelo Novo Coronavírus. Contudo, ela fortalece o corpo de maneira geral, especialmente a imunidade, tornando a resposta imunológica mais efetiva, e o organismo mais resistente aos mais diversos tipos de doença.

Vamos falar mais sobre isso?


Fortalecimento do Sistema Imunológico

Sem dúvidas, um dos principais benefícios da atividade física. O exercício fortalece o sistema imunológico do corpo, responsável pela proteção do organismo contra danos e invasores, inclusive contra infecções virais, como é o caso do Coronavírus.

Não há nenhuma dúvida sobre isso, é consenso entre os estudiosos da área, atividade física de intensidade moderada é aliada da imunidade. A recomendação do Ministério da Saúde é um mínimo de 150 minutos de exercício por semana.

Em tempos como o que vivemos, essa relação se torna ainda mais relevante.

A prática de atividade física aumenta o número de linfócitos T, células que atuam no combate a agentes desconhecidos, a invasores, como o Coronavírus, por exemplo. Além disso, o exercício torna essas células ainda mais eficientes em seu trabalho contra processos infecciosos. Com isso, fica mais fácil neutralizar e extinguir células infectadas por vírus ou bactérias.

Combinar uma rotina de exercícios físicos a uma boa alimentação e hidratação do corpo é uma excelente forma de fortalecer o organismo para prevenção e combate à Covid-19.


Prevenção da Síndrome da Angústia Respiratória Aguda

A Síndrome da Angústia Respiratória Aguda é caracterizada por falta de ar, respiração rápida, tosse e fraqueza muscular, você conhece esses sintomas?

O quadro é uma das piores complicações do Novo Coronavírus e pode levar ao óbito.

Pesquisadores americanos da Universidade de Virgínia demonstraram através de pesquisas e testes que exercícios físicos elevam a produção de uma enzima chamada superóxido dismutase (EcSOD), produzida pelos músculos com ação no sistema cardiorrespiratório.

Sua baixa concentração aumenta o risco de doenças respiratórias, dentre elas pneumonia e a chamada Síndrome da Angústia Respiratória Aguda, expõe Humberto Bogossian, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Embora não haja ainda uma maneira completamente efetiva para prevenção do vírus, pequenas descobertas como essa são o caminho para quem deseja se cuidar da melhor forma possível.


Cuidados para a prática de atividade física durante a pandemia

Praticar atividades físicas durante a pandemia requer alguns cuidados especiais. Recomendamos que siga as orientações das autoridades de saúde locais, pois levam em conta as condições específicas de cada região.

Em algumas cidades, está permitido o uso de parques e áreas abertas, enquanto em outras esses locais foram fechados.

De qualquer forma, prefira atividades ao ar livre para evitar a transmissão comunitária do

vírus, mantendo o distanciamento social.

Se não for possível de exercitar nesses locais, prepare um espaço em sua casa, você não precisará de uma área grande e de nenhum equipamento, use o peso do seu próprio corpo!

Cuidado para não exagerar na intensidade dos treinos, em especial se você está voltando a se exercitar agora. O excesso de esforço pode gerar efeito contrário, enfraquecendo o corpo e deixando-o mais vulnerável.

Mantenha uma alimentação balanceada e beba muita água, o seu corpo precisa estar bem nutrido para o treino.

Para quem vai malhar na academia:

  • Use álcool gel 70% para higienizar os aparelhos, antes e depois de usá-los

  • Use máscara, e evite tocar o rosto, especialmente a boca, o nariz e os olhos

  • Não compartilhe objetos de uso pessoal

  • Ao tossir ou espirar, cubra sempre com o braço ou com lenço de papel e descarte-o após o uso

  • Evite revezamento de aparelhos na academia

  • Mantenha distância de outras pessoas


Aulas online com a equipe Deep Blue

Nossos professores prepararam aulas online para que você possa manter o seu corpo saudável sem precisar sair de casa, afinal, o isolamento ainda é a melhor forma de prevenção contra o Novo Coronavírus. Conte com a gente para te ajudar a manter-se sempre saudável!

60 visualizações

Tel: (11) 3835-4438

whatsapp-logo-1.png
bottom of page